Identidade (de Euler? Minha? A de vocês?)

“Você sabe qual é a equação matemática mais bonita de todas?

e^(iπ) + 1 = 0

[Moshi Moshi] Owarimonogatari 01 (Parte 1) [BD 1080p] [F03292F7].mkv_snapshot_00.09_[2016.07.12_23.40.56]

Também chamada de Identidade de Euler. Este é o epítome da elegância, combinando a base dos logaritmos naturais (e), o número imaginário i [√(-1)], o raio da circunferência π e os números inteiros um e zero. Pode-se dizer que esta equação é a maior evidência de que, se Deus existe, ela foi criada para estabelecer ordem na realidade.

O interessante bem, basicamente, o que tem de bonito nela é que esta fórmula não foi escolhida por nós. Ela é linda, mas, se pararmos para pensar, chega a dar medo.”, NISIO, Isin, Owarimonogatari vol. 1, cap. 01, arco Ougi Formula.

Olá, pessoal! Eu sou… um novo escritor para este blog!

4196185i

Como estava sem ideias de como me apresentar, decidi abrir um momento para nós refletirmos sobre esse tipo de momento mesmo. Por hora, apenas proponho abrirmos um espaço de reflexão sobre o que é identidade.

Apresentações necessitam de identidade. É ela que será mostrada, e este também é seu propósito.

Parece algo óbvio, mas, como tudo o que é óbvio, irei questionar. Por quê? Pois tudo o que é óbvio significa que foi naturalizado. É um problema encarar o óbvio como óbvio justamente porque dá margem a enganos, orgulhos e subestimações que nos cegam e podem até nos botar em riscos…

79

E é agora que darei o pulo do gato: o que é identidade? Nome? Apelido? Idade? Gênero? Escola/Emprego? Aparência? Personalidades? Um documento verde?

Eu sempre achei essa difícil de responder. Desde pequeno, passei por diversas apresentações e muitas vezes me perdia nessa de “quem sou eu?” ou “como vou apresentar alguém que nem conheço?”

foodallergiesandbehavioralproblems_pic_jaimeaheidel1-241x300

Para sair desse dilema há vários caminhos, contudo solicito que, pelo menos por hora, sigam minha linha de raciocínio. Mesmo que eu me apresente como Mateus Tebaldi, 19 anos, gênero masculino, estudante do IFF – Macaé e mostre uma foto e números do RG, isso tudo ainda não será eu, e sim formas de me identificar. Opa… Acho que já disse tudo. Identificar… Identidade… Acho que você já entendeu.

A identidade nada mais é que uma tabela de organização social e lógica. Uma forma de distinguir uma coisa da outra. Sendo assim, uma forma de racionalizar o mundo para entendê-lo. Não que seja de todo errado, mas o mundo humano poderia ser menos racional, na minha humilde opinião. Estamos separados demais, não?

De qualquer forma, o trecho citado foi justamente para incrementar esse conceito de identidade. Ela não se aplica apenas a coisas simples, como uma pessoa ou um objeto, e sim a padrões e mecânicas. A Identidade de Euler identifica o padrão natural das formas (lê-se formato de objetos naturais) do universo pela perspectiva matemática. A Sequência de Fibonacci é outro bom exemplo, já que ele basicamente dita leis universais como a progressão evolutiva e de multiplicação das espécies de seres vivos, distribuição de matéria em reações químicas, diversas progressões lógicas etc.

3058744-poster-p-1-the-golden-ratio-gets-its-own-coloring-book

Demonstração da golden ratio, espiral arquitetônica natural gerada pela Sequência de Fibonacci

Isso significa que existe destino? Posso até afirmar que sim, mas, aparentemente, não foi escolhido por ninguém. A não ser que alguém detenha um poder capaz de alterar a natureza a esse ponto, mas isso já seria coerção… Ah, acho que vocês já viram algo à respeito em sociologia, não?

Enfim, depois disso tudo, acabei “me apresentando” ali no meio do texto, porém… Acho que vocês só vão “me” conhecer lendo meus posts e conversando comigo mesmo. Se querem minha identidade, aí está. No entanto, saber quem sou e quem cada um de nós é………. É uma tarefa árdua. Espero que isso tenha incentivado a cada um de vocês a buscarem saber mais sobre cada que os cerca e quem sabe instigar mais a curiosidade de um ou dois sobre Monogatari Series e matemática!

Por enquanto é só! Até breve e fiquem em paz!

