GAME REVIEW #1 – VOEZ

voezFB

Depois de chorar rios com Deemo, e viajar nos círculos estroboscópicos de Cytus, finalmente o tão esperado pelos fãs da companhia taiwanesa Rayark podem gastar suas economias em novas músicas. VOEZ has come, bitches!

tumblr_nvfo5oqlky1u0xz99o1_1280

Eu não sou uma fã de jogos em geral, sempre enjoo ou desisto de quase todos. Não sou do tipo que fica horas num MMORPG, ou que gasta dinheiro/muito tempo com Candy Crush Saga, Contest of Champions ou qualquer outra coisa que pareça sem fim. O meu fraco são jogos bons de música. Já fiz um post sobre osu! aqui no site, inclusive.

9f029a0a43d55b52d15ec06d29c9ef10

Meu cartão de crédito sentiu o impacto do meu vício. No segundo dia de jogo, decidi desbloquear todas as músicas disponíveis até o momento. Se eu me arrependo? Não. Porquê?

Mandora,_ProjectSymphony_Team

Bem, vamos por partes. A primeira é que sempre quis patrocinar a indústria das coisas que gosto. Quando era jovem e sem dinheiro algum, tinha que recorrer quase sempre a pirataria para me divertir. Não tinha outro jeito. Agora que posso arcar com esse tipo de coisa, me sinto bem comigo mesma sabendo que estou apoiando as pessoas que fazem todo esse entretenimento incrível. É assim que garantimos que as coisas que gostamos continuarão existindo. A segunda é que mesmo com dinheiro sobrando, só gastaria com algo que realmente me fizesse bem. Música sempre me fez bem, tocar um instrumento me ajudou muito como pessoa e como profissional (mesmo que eu esteja numa área quase que completamente alheia a isso).

Chega de monólogo e vamos a review.

Cytus tinha uma super pegada cyberpunk, e a forma de jogar lembrava um pouco o osu!. Nenhuma história era contada no jogo, apenas procurávamos a melhor pontuação (níveis fácil e difícil). Confira abaixo:

Já Deemo tinha uma história emocionante, que era contada a partir do progresso no jogo (níveis fácil, normal e difícil) e de pistas encontradas no cenário. A jogabilidade tentava ao máximo simular um piano. As músicas eram de vários estilos, algumas de uma sutileza maravilhosa (o background também não ficou para trás). Confira abaixo um vídeo promocional:

Já VOEZ, acredito eu, tentou reunir o melhor de toda essa experiência adquirida. Cytus não era muito confortável em telas pequenas, Deemo é melhor nesse aspecto, mas jogar numa tela pequena perde a “magia” (já que a proposta é simular um piano). Para mim, a jogabilidade nova, baseada em um violão / guitarra é muito fluida e adaptável, explorando o touchscreen do aparelho sabiamente.  Veja você mesmo abaixo:

A abertura do jogo começa com uma animação de uns 30 segundos. Para fãs de anime, parece um slice-of-life escolar.

A tela de carga do jogo mostra uma imagem dos personagens em algumas situações do dia-a-dia (ela muda quando abre o jogo novamente).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A tela inicial é simples, com uma música de fundo leve. Já o diário são os capítulos da história. Para desbloquear é preciso realizar as missões solicitadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao clicar no Play vemos as músicas desbloqueadas. É possível escolher o nível (fácil, difícil ou especial).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A arte das músicas é sempre muito interessante, adorei o fato de ser possível vê-las em tela cheia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outras funcionalidades do jogo são a já conhecida calibragem (por favor, faça isso antes de começar a jogar), e a novidade das leaderboards (não desanime ao ver a colocação que você está).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você é louco por jogos assim vai precisar gastar dinheiro para desbloquear as músicas (cada chave desbloqueia uma música apenas). Não compensa pagar uma a uma (isso é pior do que só usar as chaves recebidas ao completar missões), então compre o pacote que se adeque ao tanto de músicas que quer desbloquear. Por favor registre-se no site oficial do jogo antes! Assim você não vai perder tudo o que comprou se desinstalar o jogo ou perder o aparelho. Tudo é intermediado pelo Google Wallet, ou seja, super seguro e reembolsável em caso de problemas (já estornaram em menos de 24 horas uma compra minha em um outro aplicativo, pois não recebi o serviço pago).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bem, por hoje é só. Espero que o post tenha atiçado a sua curiosidade.

Prós Contras
Não ocupa muito espaço de armazenamento, cache configurável Indisponível offline
Jogabilidade fluida Assim como Cytus, muitas cores brilhantes acabam cansando a vista
Lista única de músicas, sendo mais fácil encontrar uma específica Demora um pouco para se acostumar com a rolagem da lista

Screenshot_20160601-212829

P.S. para quem já conhecia o blog: Bem pessoas, a época de ouro do ringochi foi bem curta. Todo aquele sonho do princípio foi se esvaindo diante do dia a dia de todos nós que participamos. Escrever muitas vezes é um processo difícil (dependendo do tema), e sempre quisemos trazer posts caprichados, que fossem abertos a discussões, úteis e diferentes. Mas como já podem perceber olhando a quantidade de sites que fecharam as portas ou pararam de atualizar, carreira / família / responsabilidades não esperam. Sempre que eu quiser compartilhar algo relacionado aos temas do blog, é aqui que o farei. Coisas aleatórias ficam nas minhas outras redes (twitter, tumblr, etc…), caso alguém se interesse. Até breve.

