RingoTop!: Aberturas da temporada de verão 2014

Ringotop

E ai pessoas! Venho através deste, abrir uma nova categoria que provavelmente vai ser a primeira e a última vez nnn   do blog! O RingoTop! ( Parece nome de programa da mtv hehe).  Como o nome já diz, serão posts sobre as melhores e piores coisas das seasons de animes, desde aberturas, encerramentos, as séries que merecem destaque ou até mesmo os chorumes da season. Claro que tudo será embasado na minha humilde opinião, então é só tomar um rivotril, segurar o seu forninho, ler este post e comentar na paz e no amor.

5 – Hanayamata

“Vamos ser felizes, todos felizes, no cheiro das flores
E fazer o nosso amor crescer como eles,
Eu quero que você saiba como você vai mudar
Vamos ser felizes, todos felizes, no cheiro das flores
Nossos sentimentos vão durar para sempre
Você sabe, as meninas podem se adaptar às dificuldades
Isso é o que eu murmurei, é assim que eu me sinto.”

Uma abertura contagiante, com garotinhas dançando e celebrando a alegria de viver em constante crescimento e mudanças. Dançando Yasakoi enquanto lidam com as dificuldades de ser uma adolescente conflituosa e cheia de sonhos. A paleta de cores pasteis que se mesclam em harmonia com os tons mais escuros e o filtro azulado, transmitem a sensação de que tudo é um sonho, mas também é a realidade. A simbologia das flores, que claramente é referência a individualidade de cada personagem, que apesar de diferentes, podem sim, viver em completa sintonia – que não por acaso é um das exigências da dança, sintonia e sincronia- e que apesar das dificuldades, a unidade do grupo, pode ser um suporte para superá-las.

Obs: Se você ainda não viu, corre ver, principalmente o primeiro episódio que é extremamente lindo em vários aspectos.

4 – Zankyou no Terror

“Forçado a sair do mundo, eu estava em cima de uma agulha extremamente fina.
Eu estava usando as pontas dos meus dedos para equilibrar, até que te toquei e  aprendi que eu não estava sozinho;
Cada um de nós tem apenas uma asa curvada, a única coisa que nos foi concedida.

A partir do momento que você nasceu (até a morte) … “O que você quer fazer antes de morrer?” Eu pergunto,
Mas tudo que você faz é rir, como um anjo.
Queimando no calor do verão (deformação) vamos tecer através dos espaços entre as hordas de edifícios,
Até que descer, puxando o gatilho no final.

Então o inverno vai chegar …para cobrir tudo com a neve.”

Quando alguém entra em nossas vidas e vira tudo de ponta cabeça. Mudando nossa perspectivas e convicções, sem ao menos realmente querer realizar tais coisas. Não digo necessariamente sobre quando nos apaixonamos, mas quando alguém ou algo inesperado entra sem pedir licença e  nos faz despertar, abrir os olhos e mudar.  A série é sobre isso. Visualmente, acho a animação um tanto suja e com sobreposições demais, que propositalmente representa essa bagunça que o novo proporciona. O timing é preciso, mas nada me faz saltar os olhos, além da sequencia final.

3- Aldnoah Zero

“O sonho que você tem

É como uma oração,em tinta no pergaminho

A única coisa que suas pequenas mãos agarram-se

ainda não existem

Mesmo assim eu gostaria de proteger
Que estrada você vai viajar para baixo
E para manter o que há de belo como belo

O céu e a água são os corantes da Terra
E pintar um arco-íris fugaz , dispersando
Nesta noite brilhante você canta
Até onde a sua voz chegar

Acabamos nos apaixonando
Com a luz da Terra azul
Em que desejava viver
Nós cantamos essas arias
Por uma questão que apenas que  em um futuro
Nós vamos decolar
Rumo ao preto do céu noturno”

Fora a letra maravilhosa e a melodia empolgante, as imagens de abertura -assim como as lutas- não empolgam muito, tendo seu ápice com a Princesa atirando. Eu gosto da composição, mas acredito não ter nada de tão espetacular. O critério fica unica exclusivamente com Kalafina, que entrega uma música ótima.

2 -Barakamon

Abertura legendada yasssss!!! Só a a bela composição do início com a Naru empurrando a porta sorridente, fazendo alusão ao novo,ao frescor da novidade, já vale muito mais que o primeiro lugar…mas não é. Sem contar com a sincronia da bela animação e a fluidez presente na mesma. Toda a composição da abertura resume com maestria o felling que percorre toda a série.

1- Tokyo Ghoul

Essa letra, esse timbre, a melodia e os arranjos me fazem ARRUPIARR! Mesmo a série tendo seus altos e baixos, assistindo o primeiro e o último episódio fica claro que a abertura é uma perfeita introdução á tudo que você vai presenciar. A ambiguidade dos personagens em se manterem firmes aos seus ideais, mesmo tendo como instinto primário a vontade gritante de se alimentar de carne humana – sim, estou falando  dos ghouls- e os conflitos internos do Kaneki, tendo como bônus a excelente animação, cheia de significados, merece o primeiro lugar, por motivos de ela ser executada da melhor forma, de ser tão intensa, apesar da obra em si não ser toda essa supra sumo.

Veja também:

Elfen Lied Brasil: 5 Luxos & 1 Lixo: Openings da Summer 2014

Intoxicação Animentar: Top 5 melhores Endings – Temporada de Verão 2014

