RINGOtec #4 – Jogando Osu!

logo-osu

Pois é minha gente. Kitsune Nerike não morreu. Só estava tentando imitar meus ídolos do mangá entrando num bom e velho hiato. Mas como percebi que para chegar ao nível deles teria que renascer umas quatro vezes (no mínimo) resolvi voltar antes que o Guto removesse minha conta aqui do blog.  Brincadeira, o que aconteceu foi justamente o que disse nesse post, mas como tenho um carinho muito grande pelo ringochi quero dar meus “paranauê” e continuar enchendo a paciência por aqui.

Na busca de um jogo que me exigisse um esforço médio no quesito habilidade e conseguisse aliviar o stress, eis que encontro o osu!. Atualmente, é uma das poucas coisas que tenho tempo de jogar. A imagem abaixo é uma boa definição de como é sua vida antes e depois do osu!

Circles, circles everywhere!

Jogabilidade

O objetivo do jogo é terminar a música com a maior pontuação possível. Para isso, é necessário acompanhar os círculos (clicando, teclando, batendo) sempre seguindo a batida da música. Há duas opções de jogo: offline e online, fugindo do péssimo hábito dos criadores daqueles jogos que só funcionam na full version quando conectados a internet.

Com vários modos de jogo (osu!mania, catch the beat, taiko e osu!) e vários níveis de dificuldade, osu! se mostra acessível a todo o tipo de jogador. Eu jogo usando o mouse e as teclas z/x mas existem outras formas de jogar. A utilização dos sliders e spinners torna o jogo dinâmico e difícil de enjoar.

As estatísticas de desempenho e a função “replay” são perfeitas para quem procura além de se divertir, se tornar um bom jogador e se classificar bem no ranking mundial. Também é possível assistir em tempo real outros jogadores, desde que vocês dois tenham o mesmo beatmap instalado.

Quem sabe você um dia não aparece nesse vídeo?

Pode ser loucura minha, mas acho que esse game até daria um bom anime. Contando a história do garotinho excluído que se torna o melhor jogador de osu! do mundo. O anime seria um merchan de todos os outros, acho que daria uma boa grana…

Visual

Sou estudante da área de tecnologia e digo uma coisa: que usabilidade esse jogo tem! Explicando sem rodeios, um jogo/software que tenha usabilidade precisa de requisitos como: facilidade para o usuário aprender/lembrar, ter um esquema agradável de cores, ser intuitivo, altamente personalizável, sem bugs/erros, feedback (retorno das ações), eficiência e a satisfação subjetiva do usuário (otakus, no caso). Vendo uns screens/vídeos de como o jogo era em 2007, a mudança é tremenda.

2007

menu-osu

2014

Personalização

A personalização do jogo começa logo na escolha das músicas que irão compor o seu jogo. Hoje, tenho 444 beatmaps disponíveis (cada nível de dificuldade de uma mesma música é um beatmap diferente). É possível achar de tudo no site. TUDO mesmo. Openings/Endings de animes, trilhas instrumentais variadas, rock internacional, j-pop, k-pop… me deparei até com One Direction esses dias (e tentei esquecer o que vi). Pois é, tem que saber o que pesquisar, dê preferência a beatmaps rankeados e em packs.

Matando a saudade de Hataraku Maou-sama!

Matando a saudade de Hataraku Maou-sama!

Comunidade

É possível participar dos fóruns e até apoiar financeiramente a empreitada do australiano Dean (peppy) Herbert. Quem contribui tem mais possibilidades de personalização e facilidades no jogo. Também são promovidos eventos e competições. Sem falar que bugs são reportados e corrigidos na velocidade da luz.

Minha jornada

Demorei uns dias para pegar o jeito, e no começo jogava apenas com o mouse! Depois que aprendi a usar o teclado foi bem mais fácil pra mim, que fiquei no ramo da música uns bons anos da vida. Com certeza no tablet deve ser mais fácil (se algum leitor utiliza ele pra jogar deixe um comentário dizendo como é!). Não jogo todos os dias, e às vezes passo meses sem jogar, por isso não sou a melhor pessoa para colocar dicas aqui pra vocês. Só posso dizer que esse jogo está num local especial do meu coração otaku.

kagpro-osu

Jogar as músicas do Kagerou Project não tem preço… (sim, eu errei pra poder tirar o print)

kag-pro

 

Espero que deem uma chance para esse jogo, e se tiverem alguma dúvida é só comentar aqui ou me contatar pelo twitter (@Kitsune_94). Ja nee!

 

