Shinsekai Yori – 22 e 23

bscap0486

Mais duas semanas pro fim! Pelo menos de Shinsekai  Yori. Ah meu coração! Ah meus sabádos ansiosos à espera de um novo episódio, que apesar de vez ou outra assistir em inglês, fico o dia todo no f5 esperando a legenda quase impecável do Aenianos, que alías já esta lançando os episódios em Blu-ray, que eu ainda não baixei -ok, ok! As vezes eu tenho atitudes hereges! Mas vamos logo ao que interessa.

1

Sinceramente não vejo problema algum em comentar dois episódios de uma vez – claro que motivado pela falta de tempo –  mas quando comecei a fazer essa presepada, acabei notando que a série progride de dois em dois episódios. O 22 e o 23 por exemplo, se inicia com a caixa que a mãe da Saki deixa para ela com um minoshiro aka biblioteca e termina fechando o 23 com a posse do psychobuster e as lembranças sobre o Shun vindo a tona.

Notem que depois que o filho da Maria aparece matando todo mundo com um riso de orelha à orelha, takes com a criança cabisbaixa e pensativa sempre aparecem, tirando toda aquela crueldade e “insanidade” desde sua primeira aparição e mostrando alguém totalmente perdido e fragilizado. Como as minhas suspeitas, na maioria da vezes, é certeira, acredito que realmente ele não é um Espirito Maligno – fato confirmado, com a “alucinação” de Saki com o Shun no episódio 23-.234

Fazendo uma referência a Soul Eater, Saki se parece muito com a Maka, ambas convertem seu medo em coragem e força e isso às impede de regredir em seus objetivos. O medo é necessário para se tomar medidas racionais e menos emocionais em certas ocasiões. Eu até entendo que ela esteja ainda atordoada com a avalanche de acontecimentos e perdas, mas me incomoda ver que ela ainda prefere nutrir confiança em quem ela deveria estar com todo o corpo atrás , Kiromaru é um grande e latente exemplo.5 6 7

Ainda não tenho tanta certeza, mas acredito que ele está enganando  Ela e o Satoru, Shinsekai sempre deixa uma pista da falta de caráter alheia, quem não se lembra das expressões míticas e engraçadas do Squealer em alguns episódios inciais? Kiromaru não parece muito diferente, fica com aquela cara de Mona Diva Aloka na vingança, enquanto fala com um certo prazer que eles podem ser mortos à qualquer momento.8 9 10

Alías, eles não saíram em segredo? COMO O YAKOMARU ESTÁ PERSEGUINDO ELES? SIM, MEU CARO LEITOR, É A DIVA DOS BAKENEZUMIS QUE ANDOU FAZENDO FOFOCA PRA AUMENTAR A INTRIGA! TÍPICO DE TRAVEESTCHY! Falei brincando, mas os closes nas expressões do Kiromaru nesses episódios, me fizeram questionar sua sexualidade, alías, acho que isso ainda não existe nos bakenezumis, porque ele apareceu peladão e mais reto que o namorado da Barbie, mas continuemos com o que é mais importante.

bscap0528

Tóquio totalmente devastada, virou um enorme deserto com resquícios da antiga civilização. O vazamento do cantus causou mudanças bizarras em alguns animais e criou outros estranhos e engraçados. Aquela centopeia marinha com aquela cara ridícula, provavelmente  foi criada por alguém que deveria ter medo de centopeias e imaginou que em Tóquio poderia existir uma coisa assim, deixando mais uma vez exposto na prático o que de fato acontece com o mundo fora da barreira sagrada. Outra coisa interessante é que segundo Shun, o cantus é meio que um wi-fi humano, através dele você consegue fixar as memórias de uma pessoa no “ar”, revelando que Saki não propriamente tem alucinações com o Shun, mas que o impacto da sua perca foi tão profundo que acabou o trazendo de volta, como um ser abstrato que só ela consegue ver – desculpa, até eu fiquei um pouco confuso com isso, mas é Shinsekai, então vou demorar um pouquinho pra entender direito.
11 12

Nos momentos finais do episódio 23, eu realmente achei que eu ficaria tocado com a aparição do Shun, mas para ser sincero só consegui pensar em como e o porque da Saki ter se lembrado dele justamente agora, sem precisar de alguém pra quebrar a bloqueio da sua mente. Se bem que ela estourando aquela parede e vendo Shun depois, pode ser uma alusão ao momento em que ela conseguiu, por conta própria, retirar esse bloqueio. Acredito que minha falta de emoção se deve a apreensão com o que está acontecendo, que é muito mais importante do que ela finalmente se lembrar do Shun, se fosse em um outro momento, talvez teria sido melhor.

13 15 1619 20 21 26

O Penúltimo episódio promete fortes emoções, muitas coisas podem acontecer, Saki pode salvar o messias, Kiroumaru pode não estar traindo os dois. O que são aquelas manchas no rosto da criança? Porque os bakenezumis estão de máscara? Eles sabem que o psycobuster é uma arma bacteorológica e age através da inalação? Quem morre? Quem vive?

27

