Mangá – After School Nightmare

ASNlogo

After School Nightmare (Hōkago Hokenshitsu) é um shoujo voltado para a fantasia, drama e terror psicológico criado por Setona Mizushiro. Se não fossem minhas leituras em fóruns gringos, nunca saberia da existência de ASN, que logo encontrei traduzido e editado (em ótima qualidade) pelo Fansub brasileiro Hitsuzen.

Sinopse: “Ichijou Mashiro é um estudante que lida praticamente com as mesmas preocupações de todo adolescente, exceto pelo fato de que ele esconde um segredo: ele é metade homem, metade mulher. E como se a vida dele já não fosse difícil o bastante, tudo se complica quando ele é convidado a participar de uma aula especial, na qual para se graduar é preciso encarar os seus maiores temores e enfrentar seus piores inimigos: seus próprios colegas. Uma vez que o aluno vence e se gradua, ninguém mais se lembra da existência do mesmo”.

01

~Shoujo, Yaoi ou Yuri? – tecnicamente, nenhum dos três.

 Do começo ao fim, é difícil rotular essa obra capaz de imergir o leitor em pensamentos profundos e carregar o clima de suspense até a reta final da trama. Mas isso só será possível se a pessoa for capaz de ver além dos pré-conceitos que podem surgir. No intuito de não revelar spoilers cruciais, me limito a dizer que a história abrange algo muito maior do que é mostrado a princípio, tornando a intersexualidade de Mashiro demasiado simples de assimilar. ASN, como a própria autora disse, é como um grande quebra-cabeça que só faz sentido quando tudo se encaixa no final. É gratificante ler uma história coerente e que te faz refletir a forma que enfrentemos os traumas e bifurcações da vida.

02

~Mais cedo ou mais tarde, temos que escolher

Farei uma análise geral que não entrará em detalhes maiores, mas colocarei algumas imagens e falarei do desenvolvimento da trama como um todo. Se você considera isso um nível de spoilers alto, aconselho a não continuar lendo. Agora, se você ainda não está convencido de conferir ASN, ficaria feliz se mudasse de ideia ao ler todo o post. Então, já decidiu?

~A boss (ou não) do mundo dos sonhos não tem o dia todo…

~A boss (ou não) do mundo dos sonhos não tem o dia todo…

Certo, vamos continuar:

Enredo/Arte:

A história de ASN veio de uma ideia surgida dez anos antes da publicação do mangá. Com outro nome e estilo (não seria um shoujo), a trama foi bastante adaptada pela autora, embora a ideia central não tenha mudado. Por isso, são frequentes as cenas que nos remetem a outros gêneros (seinen, shounen, josei, yaoi, yuri) seja por um estilo de cena ou de personagem. E isso tornou a obra mais viciante, pois usa o melhor elemento do suspense: a imprevisibilidade.

~Não é só em Another que guarda-chuvas fazem estrago.

~Não é só em Another que guarda-chuvas fazem estrago.

Achei o traço bem consistente (tanto personagens quanto cenários) e os olhos dos personagens incrivelmente expressivos. A correlação dos alunos que participam das aulas especiais com suas formas no sonho foi interessante.

05

Mas é o plot twist que faz tudo valer a pena, já que todas as nossas perguntas são respondidas: Para onde os alunos graduados vão, ou melhor, o que há depois da porta? Porque apenas os escolhidos frequentam as aulas especiais e não podem faltar nelas mais que duas vezes? O que é aquela bendita lua, que alguns veem, e outros não?

06

Todas as pistas estão presentes desde o começo da história, mas confesso que tive uma teoria totalmente oposta da que realmente aconteceu. Nesse caso posso dizer “por sorte, eu estava errada”.

Personagens

~Só mais uma quinta-feira “normal” no colégio Koukoku. E olha que tá faltando gente aí.

~Só mais uma quinta-feira “normal” no colégio Koukoku. E olha que tá faltando gente aí.

A princípio, nenhum personagem me despertou simpatia, mas sim curiosidade. Por mais que a trama aparente ser focada no trio principal, a autora surpreende conseguindo aprofundar os personagens secundários ao ponto deles serem tão instigantes quanto os protagonistas. Impossível não sentir compaixão por personagens como Shinbashi, Kureha e até mesmo por Shinonome. Como também é impossível não ficar de guarda alta quando Ai Mizuhashi aparece, seja nos sonhos ou no mundo real.

~Me pergunto se só eu que fiquei encantada com o Shinbashi hihi

~Me pergunto se só eu que fiquei encantada com o Shinbashi hihi

Poderia citar a evolução dos personagens na obra, mas sei que estaria estragando a surpresa. Quem sabe fica para outro post, né.

Conclusão

~Quem diria que depois da porta teria um (...)

~Quem diria que depois da porta teria um (…)

After School Nightmare é uma ótima pedida para quem procura ler um estilo diferente, multifacetado e com um significado profundo no fim. O ritmo da história é tão rápido que quando percebemos já se passaram os dez volumes que compõem a obra. Não o recomendaria para todo o tipo de pessoa, portanto reflitam antes de ler. Só não tolero que alguém fale mal de uma obra quando nem mesmo a viu até o fim.

E por hoje é só, minna ^^

Anúncios