Shinsekai Yori – 17 e 18

caoa1

E agora a história literalmente começa a pegar fogo, bakenezumis mostrando suas verdadeiras intenções, Satoru com o mesmo design de personagem yaoi que foi tão falado quando o Shun apareceu no primeiro timeskip e muita tensão. Muita tensão.

 bscap0230 bscap0231

Não poderia ser mais óbvio que os dois sobreviventes iriam de alguma forma se envolver diretamente com as colônias de bakenezumis. Saki de uma forma mais indireta e Satoru mais direta. As medidas tomadas pelo Departamento de Exoespécie não poderiam serem mais ridículas. Documentar um ataque “surpresa” a outra comunidade, antes mesmo de executar o plano? Participar como expectador de uma guerra entre ambos? Isso mostra o quanto de malícia e militarismo os seres humanos deixaram para trás, nada surpreendente já que a trama vem desde o primeiro episódio mostrando que os governantes tentavam a todo custo extirpar qualquer indicio de maldade. Agora o que chama a atenção é que de forma gradativa os bakenezumis, considerados peões para as ordenanças dos conselhos, vão se apropriando de vários modelos humanos de sobrevivência, de organização e até mesmo de combate, se mostrando um tanto quanto mais racionais que até mesmo os próprios humanos.

bscap0233 bscap0234 bscap0235 bscap0236

A eloquência do Yakomaru aka Squeela é muito boa, mesmo causando asco ao personagem é inegável, que desde sempre ele tem um boa lábia. Tomiko-san como sempre diva master suprema está bem a frente de qualquer um ali em termos de racícionio e sabe de longe quando está sendo enganada, mas deixa por aquilo mesmo. Fica claro que toda aquela situação foi criada por ambas colônias, pra de certa forma causar um tipo de desestabilização na vila, aparentemente não causa, mas ai só vamos descobrir o que de fato tudo isso acarreta no próximo episódio.

bscap0237 bscap0238 bscap0239 bscap0240 bscap0241

Eu gostei muito da mudança de design que ambos sofreram, Saki continua com cara de Saki só que em um corpo adulto, já Satoru mudou de fato, e não foi só na aparência.

bscap0247 bscap0248 bscap0250 bscap0251 bscap0254 bscap0255 bscap0243

Eu chamaria o episódio 18 de o lamento de Saki, porque eu senti um melancolia imensa até um certo ponto do episódio. Acredito que ela viveu durante todo esse tempo alimentando um possível reencontro com Maria e no final das contas ela e Mamoru foram mortos, de verdade. Foi um choque e isso é trabalhado de forma incrível no episódio. Os momentos de flashbacks, a visão de Maria, tudo isso foi uma forma, talvez subconsciente, de reverter aquilo que ela tinha ouvido e manter sua esperança viva. Nesse momento Satoru simplesmente mostra em poucos minutos que deixou de ser aquele menino irritante e se tornou um homem, uma pena não ter rolado um bejinho ali mas fazer o que, a vida é assim mesmo.

Shin Sekai Yori - 18 - Large 06 Shin Sekai Yori - 18 - Large 08 Shin Sekai Yori - 18 - Large 09 Shin Sekai Yori - 18 - Large 01

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de top term daqueles ratinhos que foram tostados em segundos pela fúria de Satoru. Sinceramente eu não achava que uma guerra seria inciada pelos bakenezumis, isso estava na cara, mas eu realmente não achava que eles iriam fazer, sem antes ter uma boa carta na manga. O ataque a vila, Koufuu sedento para aniquilar a todos ,Shinsei que possui dua pupilas, a piramide de cantus protegendo os moradores a qualquer ataque fisíco, bakenezumis se voltando contra bakenezumis e um ataque surpresa mal sucedido. Ufa! Foram minutos de ação muito melhor executados que muita cena parada de Shinsekai, claro que isso é no quesito técnico, já que eu acho o desenvolvimento e as escolhas narrativas ótimas. A tensão vem sendo construída de diversas formas em Shinsekai desde seu primeiro episódio. A utopia-distópica, se assim me permitem colocar, sempre teve a sensação de ruína bem latente, porém para minha surpresa a destruição e caos não vai ser instalado por uma revolta partida por Saki, mas sim porque a subespécie de ratos humanizados, liderados pelo canastrão Yakomaru, querem tomar o posto dos Deuses. Engraçado não? Isso não é novo, esse tema é sempre abordado em debates entre ciência e religão. Humanos tomando o posto de “deus”, só que aqui são animais, que antes eram irracionais, querendo extirpar a existência daqueles que eles tanto temem.

Shin Sekai Yori - 18 - Large 11 Shin Sekai Yori - 18 - Large 15 Shin Sekai Yori - 18 - Large 21 Shin Sekai Yori - 18 - Large 26 Shin Sekai Yori - 18 - Large 30

O que falar das falas finais de Maria? Eu achei aquilo uma ótima sacada, ela meio tímida, contando para “alguém” quem era e porque havia escolhido ficar ao lado de Mamoru. Pelo visto ela tinha o desejo de ter um filho e como era impossível que Saki pudesse lhe dar essa dadiva, ela escolheu Mamoru. E agora, será que ela o fez?

Shin Sekai Yori - 18 - Large 36 Shin Sekai Yori - 18 - Large 34

   E eles acertaram com toda a certeza em colocar um novo encerramento, tão lindo quanto o primeiro, cantado pela seyuu da Maria.

bscap0258 bscap0259 bscap0260 bscap0261 bscap0262 bscap0263 bscap0264 bscap0265 bscap0266

Obs: Desculpem mesmo pelos atrasos, mas agora vou tomar vergonha na cara e já vou postar os comentários sobre o episódio 19 duhuhu.