SWORD ART ONLINE – Resenha

01

Realmente me surpreendi com toda a repercussão que SAO teve na blogosfera otaku. A culpa em parte é minha, já que não me interessei pela série ao ponto de querer saber tudo sobre a franquia, embora tenha continuado assistindo na esperança de ter minhas expectativas atendidas. Infelizmente não foi assim, acabou sendo um anime periódico para passar o tempo.

~ O que foi que você disse?

~ O que foi que você disse?

Se você é um dos fãs que endeusaram SAO nos comentários por aí, deve ter torcido a cara agora. Mas vou defender meus argumentos, e acho que até defender a opinião de muita gente (exceto os que só esculacharam o anime, isso já é outra história, às vezes acontece de termos um desgosto “pessoal” com uma obra ou outra, faz parte). Antes, terei que considerar umas coisas:

~ Lá vai a Kitsune de novo, vou comer um pãozinho que ganho mais.

~ Lá vai a Kitsune de novo, vou comer um pãozinho que ganho mais.

– Não sei se isso acontece com todos, mas a sequência e a quantidade são variáveis importantes com relação aos animes que assistimos, e acho que com qualquer outra mídia. E isso reflete muito em nossa opinião acerca de uma obra. Um exemplo: como já li muitos livros, filmes e séries de aventura, óbvio que serei uma espectadora mais exigente que não se contenta com a “receita de bolo” habitual do gênero. Agora, se surgir algo com o tema “Experiências em Química”, tudo para mim seria novidade (e eu ficaria totalmente boiando).

– A questão do gosto pessoal. Não podemos dividir o mundo em dois times: fãs e haters. Isso porque as preferências de alguém são, na maior parte das vezes, mutáveis e passionais. Ninguém expressa sua opinião como uma máquina, em probabilidades estaticamente comprovadas. Resumindo: ninguém tem absoluta razão, assim como todos merecem ser ouvidos (claro, com respeito mútuo e discernimento).

O que disse acima não se aplica somente a esse post, e provavelmente alguns discordarão do que disse acima (talvez até eu mude minha opinião com o passar do tempo). Mas espero encontrar pessoas que concordem com esse ponto de vista também. E agora chega de bancar moral, vou falar da experiência que tive no decorrer dos 25 episódios de Sword Art Online, já que é essa a proposta desse post.

~ Eeee até que enfimmmm

~ Eeee até que enfimmmm

O mundo de SAO e ALO

05

 Achei o mundo de SAO (e o roteiro também) mais elaborado do que o de ALO. Eu sou do tipo que considera o ambiente um “personagem” importante em obras assim, e o mundo de SAO teve muitas mudanças boas de cenário, o que deu a sensação esperada de um jogo RPG. Já em ALO, realmente tudo ficou bem restrito, talvez por parte do enredo focado no resgate de Asuna e não mais a busca de finalizar o game. Ou falta de jogo de cintura da staff, talvez.

A dupla principal

06

Tudo o que foi mostrado no primeiro arco já nos dava a ideia de que a história seria centrada em Kirito e Asuna (isso não justifica deixar os coadjuvantes excluídos .-.). Enfim, a conclusão “Kirito e Asuna formam um casal perfeito” é inquestionável na trama, o que deixa todas as cenas pseudo-haréns desnecessárias, em minha opinião (principalmente com a “irmãzinha”, mas não vou ficar filosofando sobre fanservice agora).

07

As melhores cenas cômicas são graças ao relacionamento dos dois (ah vá rsrs), e não os achei um casal meloso/forçado. Um ponto para o Kawahara, então. Mas também houveram cenas desnecessárias, como a seguir:

~ A cena mais forçada do anime. (Putz, podia ter ficado sem essa, seus tarados por Shokushu)

~ A cena mais forçada do anime. (Putz, podia ter ficado sem essa, seus tarados por Shokushu)

Realidade x Isolamento Mundo Virtual

09

Realmente foi o que mais me decepcionou no anime. E creio que isso é altamente pessoal, já que nem procurei saber o rumo que a história tomou na Light Novel. Eu esperava que o impacto que Kirito sentiria ao acordar depois de 2 anos no jogo seria maior, ou melhor dizendo, mais abordado na série.

10

Afinal, milhares de pessoas morreram, e pessoas que foram companheiros durante o primeiro arco, então como o anime pode acabar com o grupo de amigos felizes sem trauma algum plantando “sementes de mundo” para que outras pessoas se isolem, fiquem distantes de quem as amam e tenham a ilusão de que vão encontrar seu “par perfeito” no mundo virtual (isso não é para todos, olha o que aconteceu com a Suguha).

11

Sinceramente, não consigo compreender. Depois de pesquisar, descobri que no próximo arco, “Gun Gale Online”, Kirito irá investigar os casos de assassinato. Mas pelo o que li, acho que não será nada que me impressionará. Afinal, já está óbvio que o propósito da franquia é mostrar os mundos paralelos VR MMORPG (mais conhecido como Matrix hehehe). Ah, achei que a cena em que Kirito fica entre matar ou não o vilão Nobuyuki Sugo na vida real ficou devendo muito, também.

Conclusão

12

Como disse no começo, foi uma série que conseguiu me entreter, embora não tenha me feito pular da cadeira e ficar ansiosa para o próximo episódio. A animação foi aceitável, e a trilha sonora casou. Não adianta tentar fazer uma análise profunda de um anime que tem objetivo totalmente oposto, portanto termino dizendo o de sempre: assista os primeiros episódios e veja se vale a pena continuar até o fim.

E por hoje é só,

Ja nee

