NOSTALGIA – Harvest Moon

01

Pois é gente, o mundo não acabou (Esse papo de Apocalipse tá mais clichê que abdução alienígena hehe) e para comemorar falarei do nostálgico jogo Harvest Moon (do original Bokujō Monogatari – lit. “Histórias da Fazenda”), criado pelo japonês Yasuhiro Wada em 1996. Nesse jogo, você controla o personagem principal (cujo nome você escolhe, mas vamos chamá-lo de Jack nesse post), que tem a tarefa de transformar a fazenda que herdou próspera em certo período de tempo.

02

Voltei a jogá-lo depois de muito tempo, e tinha me esquecido de como ele é bom, isso se você curte RPG (Calma, ele não é do tipo Aventuras em texto) e simulação. Há 24 versões do jogo até agora, mas falarei da versão clássica (saudosismo ever) para Super Nintendo de 1996.

~ A versão para Nintendo 64 também é kawaii

~ A versão para Nintendo 64 também é kawaii

Antes que venham com mimimi, Harvest Moon é um jogo para todas as idades. Para quem é otaku, vai notar vários elementos típicos de animes/mangás com relação a enredo, personagens e feeling (vou citando alguns no decorrer). Não liguem para as gracinhas que farei no post, é a idade…

04

Os anos em Harvest Moon são formados pelas quatro estações. Na primavera e verão você precisa trabalhar muito (plantando, juntando dinheiro e tentando expandir a casa), ou o outono e inverno serão difíceis. Muita gente considera o outono e inverno entediantes, mas, eles são perfeitos para cortar toras, expandir o rancho, pescar e explorar a montanha.

Harém Simulador de relacionamento

05

Mas nem só de trabalho vive nosso Jack, ele também é um bom partido. Tanto que as cinco moças da cidade se interessam por ele! São elas: Ann, Nina, Ellen, Maria e Eve. Para que ele possa pedir uma delas em casamento (não é obrigatório, mas influencia e muito sua pontuação ao zerar o jogo, assim como o desfecho da história será diferente), é necessário conversar, dar presentes, dançar com ela nos Festivais da Vila e por fim (ah, também precisa aumentar a casa hihi), quando o diário da garota escolhida tiver 5 ou mais corações desenhados (ooww *-*), ele pode pedi-la em casamento! E claro, constituir uma família ^^

Maria

06

Filhinha de papai, ou melhor, do prefeito da cidade. Extremamente religiosa, toca órgão e vive falando de Deus e em fé em geral, o que é um pouco suspeito (opinião minha, afinal tem uma parte que ela até foge de casa). Ainda por cima tem cabelo azul (geralmente esses personagens tem um lado B tenso, então não deixei o Jack casar com ela).

Eve

07

Garçonete do bar local, loira e aparenta ser uma femme fatale, mas na verdade é séria. Órfã, foi encontrada pelo dono do bar na floresta, já que seu avô é um caçador ermitão que não bate muito bem (embora ela o ame muito). Vive provocando e embebedando o Jack (a cena em que ele dá de cara com ela na fonte termal é ótima). É aquele tipo de personagem que aparenta ser segura de si, mas se sente muito triste e sozinha.

Nina

08

Tem cabelo rosa, sinônimo de personalidade ambígua (ela refere a si mesma em 3ª pessoa às vezes), e é filha da florista da cidade. Não gosta de receber flores (ironia), dizendo que somente ela pode colhê-las. Bebe em todo Festival. Até que joga umas indiretas para o Jack.

Ann

09

Filha do dono viúvo da loja de ferramentas, a autêntica Ann está sempre focada em suas novas invenções (mas nem sempre elas funcionam hehe). O pai de Ann acha que a filha não conseguirá se casar, e joga indiretas para que o Jack fale com ela. Sua preocupação também deriva do fato dele estar apaixonado pela florista (mãe de Nina), mas não investe nesse amor por não querer deixar a filha em segundo plano. Foram motivos de sobra para que eu escolhesse Ann como esposa do Jack.

Ellen

10

Filha da dona do restaurante e sobrinha do dono da loja de animais. Adora cozinhar e cuidar de animais (tem até um pássaro chamado P-chan). É uma garota gentil e que se preocupa bastante com os outros (ela parece do tipo que se sacrifica por alguém sem pensar duas vezes). Vou escolhê-la da próxima vez como esposa do Jack.

Montanha

11

A montanha é a salvação na primavera do primeiro ano, quando se está duro. Isso porque é possível vender flores, peixe e cogumelos que crescem ali. Fornece madeira para expandir a casa e outras coisas importantes no jogo.

Harvest Sprites (Duendes da Colheita)

12

Há um boato na vila de que o rancho que Jack herdou é assombrado. O motivo é a aparição dos duendes da colheita (os da imagem lembram um pouco as fadinhas de Jinrui haha), que moram nas minas e sobem de vez em quando. Mas muita hora nessa calma, eles não vão atrapalhar Jack e seus afazeres e sim, ajuda-lo. Como? Melhorando as ferramentas dele, o que faz a diferença durante o segundo ano.

Festivais

13

São seis festivais ao todo, que servem para dançar com a(s) pretendente(s), conhecer melhor os moradores e aumentar seus pontos de felicidade. Um deles (Caça ao Ovo, no outono), te dá chance de conseguir uma das 10 Power Berries do jogo. Não se atrase!

Vantagens de jogar essa versão

14

– A jogabilidade é simples e tem gráficos legais se for considerada a época. É um jogo relativamente rápido de zerar. E viciante.

– Depois da 6 da tarde o tempo pára. Literalmente. Isso permite realizar certas tarefas sem gastar preciosos dias. Nas versões atuais, quando o personagem fica até tarde trabalhando, ele consequentemente acordará tarde ‘-‘

– Permite manhas e macetes, sem precisar recorrer a cheats.

Yasuhiro Wada-sensei ^^v

Yasuhiro Wada-sensei ^^v

Obs.1: Para jogar essa versão no PC, você precisa de um emulador de Super Nintendo (como o Snes ou o Xsnes) e baixar o ROM do jogo.
As versões atuais até tem um Shounen-ai/Shoujo-ai básico. Como os tempos mudam né~

As versões atuais até tem um Shounen-ai/Shoujo-ai básico. Como os tempos mudam né~

Obs.2: Procurando por dicas e manhas do jogo? Confira os links abaixo ou deixe um comentário! Fico feliz em poder ajudar ^^

Harvest Moon Farm (tudo sobre HarvestMoon)

Dicas – HarvestMoon « Snes 1990 (mapas, dicas e truques)

Harvest Moon (jogo eletrônico) – Wikipédia, a enciclopédia livre (por incrível que pareça me ajudou hihi)

Game: FAQs Harvest Moon (SNES) Dating Walkthrough (tá em Inglês mas é ótima)

17

Por hoje é só o/

Ja nee onigiri_big_eyes

Anúncios