Shinsekai Yori – Episódio 4

A série entra no plot principal, nosso amigo monoshiro falso conta a história da queda da civilização antiga, o que aconteceu após, rasga o véu da viúva, para os pequeninos e quase ingênuos protagonistas, diz coisas que já sabíamos e explica algumas coisas que nem nós imaginávamos.

Em resumo: Usuários do cantus (PK) eram minoria, 0,3% da população mundial e depois que um garoto, nomeado de A descobriu o seu poder o usou para realizar suas crueldades e desejos ocultos – estuprou 19 mulheres e matou 17 -.Depois de sua prisão, alguns usuários da psicocinese começaram a cometer atos de crueldade, sem motivo algum – diria que me pareceu por sadismo ou porque eram pessoas com distúrbios mentais mesmo – e como já esperado, isso desencadeou debates, conflitos filosóficos, religiosos,  políticos e consequentemente a guerra, que desencadeou uma grande baixa da população mundial. A civilização que nós conhecemos se finda e a terra entra na era das trevas – que ao todo contabilizam 570 anos – e o japão, especificamente, se divide em quatro reinos, usuários de PK, não usuários, ladrões e assassinos que possuíam a psicocinese e cientistas. Os cientistas tinham como objetivo preservar o conhecimento antigo e logo depois tomaram ciência de que o poder da psicocinese poderia ser bom e ruim, então começaram a estudar formas para controlar e direcionar os usuários do PK a serem pessoas boas e para chegar a esse objetivo eles encontraram formas, no mínimo, interessantes.

churrasco de monoshiro, nham nham, não pera …

Confesso que achei muito bizarra a modificação do genoma humano para poder criar um mundo mas pacifico. A contenção pessoal , que é característica de lobos e o feedback da morte, foram implantadas como um meio de evitar que esse mundo entrasse em colapso mais uma vez, e o segundo é bem mais eficaz que o primeiro. Fiquei confuso se o comportamento dos bonobos foi implantado ou se eles praticam isso como forma de evitar conflito,como ideologia de vida mesmo, entretanto a explicação me deixou mais calmo, porque desde que a série se iniciou os rumores de sexo entre eles era forte e meu medo era que isso fosse colocado só pra ter um teor erótico na série para chocar ou só por fanservice mesmo, eu acreditava que isso poderia prejudicar um pouco o meu aproveitamento e eu dropasse. Me convenceu, mas ainda estou receoso. A introdução do Rijin foi importante para representar a magnitude da psicocinese e o porque o mundo entrou em colapso assim que o poder foi descoberto – felizmente, acho que ele será morto hehe -.Também vimos outra raça de bakenezumis, não aqueles assustados e pequenos, mas grandes e agressivos, pena que forma exterminados em questão de segundos pelo badass Rinji, aliás não sei se a imagem daquele espírito foi uma visão da Saki ou se de fato aconteceu, provavelmente aconteceu. Acredito que aquilo representava a morte, tanto que ela possuía uma foice e a morte e putrefação dos bichinhos foi instantânea. Li também que os bakenezumis desse episódio podem ser a evolução dos seres humanos que não possuíam PK, uma tese concisa, já que o feedback da morte só tem efeito quando se ataca ou mata outra pessoa, mas é só suposição. Os momentos finais são tensos e surpreendentes principalmente quando o cachorro bomba pula do meio dos cadáveres em posição de kamikase.

O clima denso fica em todo o episódio e acredito que o próximo vai ser um corre-corre danado, o que fica claro na preview, que aliás mostrou uma leve mudança no traço e que me agradou muito. Como episódio de transição, achei que foi bem executado, tanto tecnicamente, quanto na forma que as informações foram colocadas. É o que eu sempre digo, você precisa estar submerso naquele mundo pra não achar tudo chato ou confuso demais e o três primeiros episódios  tem essa finalidade também, de te fazer acreditar naquela realidade. Gosto muito da forma como o rosto dos personagens são focados, porque apesar do traço simples, fica bem nítido o quanto aquilo está os afetando. A BGM como sempre condiz com o que está acontecendo e acho que não disse, mas a ending é muito linda, tanto musical quanto visualmente. É isso, mais uma semana de dedos sem unhas e ansiedade para o próximo episódio ):.


 

Obs: Uma resenha bem mais detalhada e com mais informações para  ajudar na compreensão de quem estiver confuso , tá em inglês, mas nada melhor que a ajuda do google hoho : 3  Aqui