CLAMP e suas obras (Parte 2 – Final)

Isso aí. Essa é a continuação do post “CLAMP e suas obras (Parte 1)” e última parte da minha humilde homenagem às “Rainhas do mangá”.

Nesse post deixarei de citar crossovers e obras mais atuais, para dar espaço às obras um pouco mais antigas. Algumas polêmicas, outras que nos lembram a infância, outras que “rotulam por aí ser uma obra interina do CLAMP”. Curioso? Se sim, prepare-se para o que vem aí!

X/1999

O mangá de X foi criado em 1992. O anime foi feito em 2001. Mas não se engane com relação a datas. Isso é o menos relevante na história (já que o que acontece nessa obra pode aplicar-se a qualquer data). O mangá no momento encontra-se em hiato (sim, o fim do anime é filler, mas não foi de todo mau), devido a “problemas sociais no Japão”.

Explicação: Já que se trata de uma história aonde o fim do mundo virá por meio de terremotos (e todos sabem o quanto a terra do sol nascente sofre com isso), a editora optou por cancelar a publicação da obra.

Vamos ao enredo: em 1999 o destino da terra está na mão do jovem Kamui, que deverá decidir se salvará ou destruirá a humanidade.

Se ele escolher salvá-la, fará parte dos Sete Selos (os Dragões do Céu), que possuem poderes e a capacidade de criar kekkais (barreiras) farei uma breve lista deles (não resisto u.u):

  • Kishuu Arashi: Materializa uma espada sagrada. Sua barreira tem a forma de uma pirâmide.
  • Arisugawa Sorata: Gera descargas elétricas e alguns feitiços budistas. Sua barreira é um cubo.
  • Sumeragi Subaru: Um tipo de médium, utiliza ofudas e outros feitiços. Sua barreira é uma estrela.
  • Nekoi Yuzuriha: Protegida por um cão-espiríto (que pode se transformar no que ela deseje), e apenas ela e os outros dragões podem vê-lo. Sua barreira é um cilindro esférico.
  • Aoki Seiichiro: Um mestre dos ventos. Sua barreira é um octógono.
  • Kasumi Karen: Uma mestra do fogo. Sua barreira é um prisma.

Se Kamui quiser destruir o mundo, será um dos Sete Anjos (Dragões da Terra), que também possuem poderes e a capacidade de “quebrar” os selos:

  • Kigai Yuto: Um mestre das águas.
  • Yatouji Satsuki: É uma tecnopata realmente habilidosa.
  • Sakurazuka Seishiro: Um médium assassino, utiliza ofudas e materialização de animais (shikigami).
  • Shiyu Kusanagi: Comunica-se com plantas e animais, e pode canalizar sua energia para gerar ataques de explosões.
  • Nataku: Uma espécie de homunculus. Manipula um pano de seda para atacar e defender.
  • Kuzuki Kakyo: Prevê o futuro. Está em coma permanente e se comunica com os outros membros no mundo dos sonhos.

Uma história cheia de reviravoltas (admito, com umas partes tensas), mas recomendada.

Code Geass

Aproveito esse post para dizer que o enredo de Code Geass NÃO foi criado por CLAMP, já que o grupo só encarregou-se do design dessa grande obra (mas uma vez as rainhas do mangá surpreendem com mais um traço phoda). Muita gente faz essa confusão nos facebook da vida. Vou deixar para falar mais a fundo desse fabuloso anime em outro post, um só para ele, pois esse merece ^^

Chobits

Ao contrário de outras obras, Chobits é um seinen (e um pouco ecchi, mas não força a barra, é mais voltado para o humor). Destaca-se por ser uma crítica à sociedade japonesa. Embora elas já venham fazendo isso desde suas primeiras obras, aqui fica bem explícito.

Enredo: Hideki é um jovem que vivia em uma fazenda, e cujo sonho era ir para a “cidade grande” e cursar a Universidade de Tóquio. Chegando lá, ele se depara com a tecnologia Persocon, que são robôs que podem ser domésticos ou não, que podem ser pequenos ou se parecerem com humanos. Hideki fica morrendo de vontade de ter um, mas como é só um estudante de cursinho sem um tostão furado, ele acaba recolhendo uma persocon no lixo (a cena em ele tenta ligá-la é hilária!). Quando a liga, percebe que ela perdeu toda a memória, e depois descobre que, talvez, ela faça parte da linha secreta de robôs Chobits (lenda urbana que diz que alguns robôs podem desenvolver personalidade própria e sentimentos).

Gostei bastante dessa obra, desde o tema, traço, tudo.

Clamp School Detectives

Um anime que cheira a infância! (assim como o próximo da lista).

Enredo: Na Academia CLAMP, o conselho estudantil é formado por três populares alunos – Nokoru, feminista e cavalheiro; Suoh, corajoso e responsável e Akira, o mais novo e que adora cozinhar. O dever dos três é auxiliar todas as damas em apuros da escola.

Ainda estou assistindo esse anime. Cada episódio tem um tema diferente e ele é bem divertido, e podemos perceber que vários elementos da obra provavelmente inspiraram muitas autoras até agora, principalmente as de shoujo, claro. Obrigatório para fãs de CLAMP.

Guerreiras Mágicas de Rayearth

O último anime da lista, mas não o menos importante. Quem tem mais de 20 anos assistiu esse anime na TV brasileira, que é um dos principais quando pensamos em mahou shoujo. Apesar de utilizar vários clichês (pessoas presas em um mundo fantástico que ganham super-poderes), a trama tem suas reviravoltas (algo típico de CLAMP) e as personagens tem uma boa química entre elas, dá pra ver como a força da amizade delas evolui no decorrer dos episódios. Não só para fãs de CLAMP, mas também para quem tem a curiosidade de conhecer uns bons animes antigos.

Clamp in Wonderland I e II

Agora é para quem conhece a maior parte das obras de CLAMP.

Aqui estão links para dois vídeos comemorativos do grupo, que compilam personagens de todas as suas obras:

Clamp in Wonderland I: http://www.youtube.com/watch?v=wC0Dbk4pyyk

Clamp in Wonderland II: http://www.youtube.com/watch?v=rmhMapzJ0W4

Bem pessoas, é isso aí!

Espero que tenham gostado, e aguardem mais posts o/

E não esqueçam de comentar, sua opinião é importante para nós ;D

Kitsune

 

Anúncios